sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pra dizer adeus


Pra dizer Adeus, canção gravada no início da carreira de Elis, prefigura o que vimos em Trem azul, quando ela cantou Se eu quiser falar com Deus. A primeira canção versava sob a perspectiva do amor;  a segunda, não necessariamente, havia um traço de desprendimento à existencialidade,  acentuado pelo texto recitado na abertura do show; em meio  a aplausos incessantes de seus seguidores, externava a possibilidade de ir-se, como se avistasse um poço de água mais doce, nas bordas de um planeta melhor.  As palavras proféticas e viscerais que cantava ou dizia, vestiam-se de uma dramaticidade transcendente: queria  a luz apagada, gritava pela solidão,  rastejava-se, desnudava corpo e alma: "Eu tenho que dizer adeus, dar as costas, caminhar..." Os braços verticais são hélices ritmadas que riscam o ar, sem a voracidade de cata-vento, desencadeada em outras pelejas e sedes. "Tenho que subir aos céus sem cordas pra segurar..."
Esse trem que a levou não é aquele que  atropela  borboletas e barbeia girassóis na via-férrea: o  embuá solitário caminha triste, arrasta-se pelas veredas das serras; viandante de rosto sedento, mas nunca avista uma nascente. Mesmo entoando ladainha segue com andar de condenado, carregando seu cansaço, escravo de um fazer que não se finda...  E  chega o trem alado e a arrebata, deixando "um rastro espelhado e brilhante"; vai-se  inaugurando outras trilhas siderais, e ancora na estação azul, exílio de uma nova estrela.  

O primeiro show, no Beco das Garrafas-RJ, na noite em que ela insistia em ficar: "Um dia tudo isso vai ser meu".

Trem Azul, o último show

Imagens: Revista Manchete/1982

4 comentários:

  1. Belo texto e as imagens estão magníficas!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Elis cantante dá uma idéia de continuidade. E o visitante nos anima, é um fôlego a mais. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo adorei seu blog, você escreve muito bem...Grande Elis Regina...Parabéns!

    Francy Sales/Tutora.

    ResponderExcluir
  4. Surpresa boa, Francy! Tenho que atender o chamado das letras: há vozes, vozes me chamando... Clique em nome, depois publicar. Obrigado.

    ResponderExcluir