quarta-feira, 23 de junho de 2010

Elis em retrospectiva

Elis Regina Carvalho Costa, série Grandes Nomes, TV Globo
1.
Eu estava no Recife, no bairro de Casa Forte: essa foi a imagem mais destacada no programa Retrospetiva 1982. No primeiro dia do ano de 1983, o disco Trem Azul me foi apresentado por Mariana Arraes, filha do ex-governador Miguel Arraes (in memoriam): era uma reunião de poucos amigos, rememorando  a noite de revéillon. Todos queriam que eu ouvisse, repetidas vezes.  "Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol; agora o braço é um  traço, uma linha, um rastro espelhado e brilhante... Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela..." É, os braços de Hélices não pedem mais vento!
2.
Quando foi lançado o DVD Elis Regina Carvalho Costa, com a íntegra do show exibido pela TV Globo / 1980, houve uma intensa procura. Indiquei-o a muitos que jamais conheciam aquele trabalho, antes  lançado em fita VHS, também pela Globo, e mais dois vídeos apresentados por Marília Gabriela e Irene Ravache. Houve grandes abalos no ano de 1982, abrindo crateras na memória: as mortes de Elis Regina e Adoniram Barbosa, poeta do Bexiga, amigo e parceiro da cantora; além de Márcia de Windsor. No âmbito internacional, ícones do cinema, como a atriz-princesa Grace Kelly e Romy Schineider... O show, dirigido por Daniel Filho,  ficou marcado pela interpretação em Atrás da Porta, de Chico Buarque: "Quando Olhaste bem nos olhos meus / E o teu olhar era de Adeus / Juro que não acreditei..." Gravada em 1972, a música não maldizia o amor, quando César e Elis  juntaram piano, voz, vidas. Mas, no palco-picaceiro,  por ironia do destino, Atrás da Porta era um recado dito ao pé da letra, arrancado de si; desmoronando parte do que fora feito em quase uma década. "E me vingar a qualquer preço / Te adorando pelo avesso / P'ra mostrar que inda sou tua..." As marcas de César Mariano estão muito bem impressas à carreira de Elis, que homenageia o músico convidando-o à segunda parte do show.  
3.
Elis pensa nos amigos de pandeiro, batucada de velhos carnavais. Escuta o canto dos riachos que descem a serra da Cantareira, inundando as hortas: os filhos cruzam a correnteza e colhem os frutos da canção Aos Nossos Filhos, de Ivan Lins. Qualquer disco relançado vende muito, porque Elis continua cantando melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário